acma1953

 
registro: 03/01/2011
I miss you,I'm gonna need you more and more each day I miss you, more than words can say More than words can ever say
Pontos141mais
Próximo nível: 
Pontos necessários: 59
Último jogo

Amizades que terminam, pontes que caiem.

NOTA PRÉVIA: Este texto é apenas e só o que penso, não é directa ou indirecta para ninguém. Quem me conhece sabe bem que sou pão pão, queijo queijo, ou seja muito directo quando tenho de dizer o que penso.

Ao atravessar uma ponte, na sua santa inocência a criancinha pergunta ao pai :

- Pai a ponte pode cair?

- Sim meu filho, pode. 

O pai detectou na pergunta do seu filho alguns sinais de temor, medo e tenta explicar de forma simples para que o garotinho pudesse entender.

- As pontes meu filho, são resistentes, fortes e não caiem sem mais. Pode acontecer pelas mais diversas razões, por exemplo por desastres naturais tipo terramotos. Mas a causa mais comum meu filho, é o erro humano.

- Erro humano pai!! como é o erro humano?

O pai largou uma gargalhada e afagou a cabeça da criança. E disse:

- Meu filho, o erro humano é toda a "burrada" que o homem comete, e em regra pode um dia se repercutir em outros homens. No caso de uma ponte, pode um engenheiro ter concebido mal o projecto e cometeu um erro que pode ser fatal, pode existir danos estruturais por conta de utilização de materiais com defeito e até pode acontecer por falta de supervisão e controle na manutenção que deve ser efectuada periodicamente.

Pois bem, as amizades são um pouco assim. Porque terminam? há erro humano? 

Resposta, obviamente que há. 

Culpados? todos os que interagem numa relação de amizade são culpados. É assim na amizade como em tudo na vida. A culpa não pode, não deve morrer solteira.  

A amizade! Tão linda quando é verdadeira, quando acontece... É emocionante ver aqueles amigos que apesar dos pesares e das tribulações da vida não deixam de se encontrar. Gente que esconde as suas lágrimas para secar as do outro. 

Infelizmente há pessoas que fingem ser amigas, que  aconselham sobre situações em comum apenas com o intuito de garantir interesses próprios. Há também aquelas que se dizem pessoas boas, que adoram ajudar, mas na verdade estão apenas a alimentar o seu próprio ego. 

Tente contrariar essas e entenderá.

É triste, mas acontece. E tem acontecido cada vez mais. As pessoas postam dizeres bonitos, pensamentos do dia, mensagens positivas, mas parece que isso está fazendo com que se esqueçam de pensar sobre as suas atitudes, o seu comportamento na vida real. Raramente essas mesmas pessoas seguem o que postam... Isso também denota um pouco de culpa da febre do politicamente correcto. 

"Todos têm direito a ter direitos." 

A verdade é que estão a atirar para debaixo do tapete a totalidade da ideia sobre ter direitos que é: meu direito termina onde começa o do outro.

E a amizade? Como fica nisso? Perde. E muito.

Alguns ainda acreditam que, após algum favor, o outro lhe deve algum tipo de idolatria ou até mesmo servidão! E cobram! Pois bem, então não seria ajuda o que oferecem, mas um negócio. A questão é que esse tipo de pessoa demora para entender esse seu comportamento e para explicar-lhes são necessários muitos argumentos e paciência e tolerância e amor... Sim, amor. Amizade é amor. Dizem alguns etimólogos que Amizade deriva de Amor, no Latim; outros dizem que vem do grego e significaria "sem o meu eu". Bonito isso não? 

Seja qual for a origem, parece que poucos se importam com o facto de que amizade é amor, compreensão, tolerância, é parar para pensar e colocar-se no lugar do outro - é pura empatia!

Oferecer a sua amizade a alguém é oferecer, dar o seu amor! É como no casamento, só que sem sexo (muitos dirão que às vezes tem sexo também, mas aí é outra coisa). 

Amigos estão - ou pelo menos deveriam estar - para dividir, ouvir, falar, aprender, ensinar. Cobrar não faz parte do que se chama amizade. Atitudes irracionais, coléricas e imaturas só demonstram que distância é o melhor entre você e esse tipo de pessoa, não importa se é amizade de um ou dez anos. Se um amigo pede ajuda, guardar a sua dor no bolso e ir em seu socorro é uma opção raramente cogitada. Esquecer que ajudou é incomum... preocupamo-nos tanto connosco, com os nossos problemas, com a nossa angústia, que esquecemos de considerar os do outro, mesmo que esse outro nos seja caro.

Entretanto, se você se considera vítima da ingratidão de um amigo, é melhor avaliar-se. O sentimento de ingratidão só aparece quando se cobra.

"Eu ajudo fulano, fulano é ingrato e eu sou o vilão da história?" Realmente o mundo está cheio de gente nonsense , mas se você acha que ele foi ingrato, então você "fez mer.da", não fez por boa vontade. Todavia, se mesmo após considerar a situação cuidadosamente, e colocando-se no lugar do outro, você ainda acreditar na ingratidão, então... afaste-se! Porquê manter uma amizade com um ingrato? Ninguém precisa de um relacionamento de via de mão única, não é assim que as coisas funcionam. 

Sanguessugas, sociopatas e psicopatas existem em qualquer lugar e não têm cara. Respeito é algo que virou moda exigir, mas pouquíssimos têm praticado. Se não te interessa que o teu amigo esteja completamente atolado em problemas, sejam quais forem, mas o que importa é o que ele deixou de fazer PARA si - acredite, VOCÊ é o problema.

Tal como nas pontes, a amizade e o amor também podem "cair". 

E é tão triste. Em especial quando se depositam expectativas que será para sempre. Que é duradouro e não cai.

Como uma ponte construída e arquitectada sem erros humanos.

https://www.youtube.com/watch?v=YK-9yjBqvhU

https://www.youtube.com/watch?v=Zl0TMhl67Hw