Todos precisamos de carinho
Vamos estabelecendo diversos relacionamentos interpessoais e neles vamos depositando mais ou menos afeto em razão da afinidade que sentimos por essas pessoas. Desejamos que esta pessoa nos devolva o seu carinho, o que implica um reconhecimento ou reciprocidade e o fortalecimento do vínculo afetivo.
Uma existência sem amor e carinho implica um vazio em uma parcela importante da nossa vida psíquica. O carinho é uma necessidade do ser humano.
O carinho é um sentimento próprio dos seres humanos. É uma expressão de afeto intenso que se sente pela outra pessoa, animal ou coisa que trata com esmero, delicadeza e cuidado. Pense que a afetividade é fundamental no desenvolvimento das pessoas. Se uma criança cresce carente de expressões de amor e carinho, poderá apresentar desajustes da sua personalidade na adolescência e na vida adulta.
De que depende sentirmos carinho ou não pelas pessoas que nos rodeiam?
Muitas vezes damos afeto sem esperar nada em troca. Então, dificilmente estes relacionamentos durarão muito. A falta de ressonância afetiva faz com que não exista estímulo psicológico que reforce a nossa conduta. Esta conduta irá perdendo força paulatinamente até desaparecer completamente. Então, acabaremos dando atenção a outras pessoas das quais obtemos uma certa compensação afetiva.
Também influencia a frequência com a qual nos relacionamos com as pessoas queridas. Se nos distanciamos delas, a falta de contato pode levar o relacionamento a esfriar progressivamente. De qualquer forma, este pode sobreviver muito tempo nos casos em que se estabeleceu de forma sólida .
O carinho enche de sentido as nossas vidas e contribui para o nosso equilíbrio psicológico. Sentir-se querido pelos outros, especialmente durante a infância, nos proporciona segurança em nós mesmos.
Também serve para reforçar alguns aspectos da nossa personalidade e aumenta indiretamente a autoestima.
Quando abraçamos alguém para lhe demonstrar nosso carinho, aliviamos o estresse, a ansiedade, diminuímos a nossa pressão arterial e melhoramos a memória.
Como vemos, o carinho tem um papel decisivo na vida e na saúde psíquica de cada pessoa. Contudo, tanto a exagerada necessidade de carinho como o desprezo pelos sentimentos que as pessoas expressam por nós podem ser as causas ou expressões de um transtorno psicopatológico.
Parece evidente, então, que dar e receber carinho é mais benéfico do que prejudicial,
não há a menor sombra de dúvida.
E você, já sentiu como é bom dar e receber carinho?
https://www.youtube.com/watch?v=cJemcPm2qnQ